Câmara consigna obra de construção de Reservatório e Adutora do Carqueijo

11 outubro, 2022

Câmara consigna obra de construção de Reservatório e Adutora do Carqueijo

A Câmara da Mealhada consignou as obras do Reservatório e Adutora do Carqueijo, no valor de mais de 833 mil euros. As duas infraestruturas, que têm oito meses de prazo de conclusão, são essenciais para a melhoria da distribuição de águas.

Estas duas obras são fundamentais para a conclusão da empreitada "Ligação dos Sistemas em Alta e Baixa da Mealhada": a construção do Reservatório do Carqueijo custará 623.800 euros e a Adutora do Carqueijo ascende a 209.613 euros.

O reservatório, com uma capacidade de 1500m3, irá melhor substancialmente a capacidade de regularização dos sistemas de distribuição. Será dotado de duas estações elevatórias, abastecendo, respetivamente, os reservatórios de Carqueijo e Barcouço, com sistemas de telegestão, melhorando os caudais e a gestão deste sistema de abastecimento. Em resumo, irão ser melhoradas as condições gerais do abastecimento de água às povoações de Carqueijo, Quinta Branca, Barcouço, Grada, Santa Luzia, Cavaleiros, Pisão e Ferraria.

Trata-se de obras fundamentais para a melhoria de condições de vida da população já que acabarão com as dificuldades de fornecimento de água numa parte do concelho, uma vez que são construídas condutas adutoras do Carqueijo e de Barcouço, melhorando o sistema de recolha e de distribuição de água ao consumidor.

Estas duas obras integram a Candidatura "Ligação dos Sistemas em Alta e Baixa da Mealhada" aprovada pelo POSEUR, da qual já foi realizada a empreitada Ponto de entrega de Lograssol e estação elevatória da Antes. O investimento total é de 1.563.296,82€, sendo comparticipado  1.252,063,73€ pelo Fundo de Coesão.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 11 outubro 2022

obras carqueijo