Câmara da Mealhada realiza apresentação pública dos traçados do TGV

11 julho, 2023

Câmara da Mealhada realiza apresentação pública dos traçados do TGV

A Câmara Municipal da Mealhada vai realizar uma apresentação pública relativa ao Estudo Prévio do Traçado da Nova Linha de Alta Velocidade entre Lisboa-Porto dia 14 de julho, pelas 18h30, no auditório da Escola Profissional Vasconcellos Lebre. O objetivo é dar a conhecer à população os dois traçados atualmente em discussão.

A apresentação pública permitirá explicar à população os dois traçados em avaliação: o eixo 4, menos gravoso para o concelho e, por isso, a solução aprovada em reunião do Executivo Municipal, e o eixo 5, traçado que tem um impacto negativo muito maior no concelho, nomeadamente em termos de afetação de habitações e infraestruturas viárias

"Não é minimamente razoável a opção do eixo 5. Espartilha diversas freguesias, implica a afetação de mais de duas dezenas de casas de habitação e acarreta enormes prejuízos para a população. Além de implicar a demolição de habitações, condiciona fortemente as áreas de construção urbana nas nossas freguesias. Tendo a Câmara que se pronunciar, optou pelo eixo 4, mas esta apresentação visa informar a população do que aqui está verdadeiramente em causa. Uma vez que o Estudo está em consulta publica até dia 28 de julho, é importante que todas as pessoas apresentam as suas reclamações", explica António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada.

Esta questão voltará à análise do Executivo Municipal numa reunião extraordinária da Câmara marcada para dia 17, às 09h00, e será também discutida numa sessão extraordinária da Assembleia Municipal, no mesmo dia, às 20h30.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 11 julho 2023