Ir para o conteúdo principal

Mealhada aprova orçamento de mais de 23 milhões apostando na requalificação de zonas urbanas

27 novembro, 2023

Mealhada aprova orçamento de mais de 23 milhões apostando na requalificação de zonas urbanas

A Câmara da Mealhada aprovou, esta manhã, por maioria - com a abstenção do Partido Socialista - em reunião do Executivo Municipal, o Orçamento Municipal para 2024, no valor de 23.314 milhões de euros. O documento reflete a aposta na intervenção do espaço público, com a previsão de requalificação de diversos núcleos e infraestruturas em todo o concelho.

A tónica de investimento nos Documentos Previsionais e Grandes Opções do Plano de 2024 recai sobre as projetadas obras de intervenção no espaço público, com mais de 17 milhões afetos a construções diversas, edifícios e instalações de serviços, arruamentos e viadutos e pavimentações diversas, como sejam a requalificação da baixa da Pampilhosa, da Quinta do Alberto, no Luso, a construção do café Esplanada, em pleno centro da Mealhada, e as intervenções nas urbanas do Luso, da Pampilhosa, de Casal Comba, da Vacariça, do Travasso, de Ventosa do Bairro, de Barcouço e de Antes. Inclui ainda a finalização de obras em curso financeiramente pesadas, como o novo edifício municipal, cuja construção deverá entrar em conclusão no próximo ano, e a obra de recuperação do "Chalet Suisso".

"Propomos uma série de obras de proximidade, que são pedras basilares para a construção de um concelho focado nas pessoas. Desde logo, a requalificação urbana dos núcleos centrais e valorização do espaço público, como a que se prevê com a criação de pracetas de acolhimento em aldeias de todas as freguesias e a pavimentação de várias áreas e instalação de sinalização horizontal e vertical", afirma António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada, destacando ainda  a criação das Praias Fluviais da Ferraria, de Santa Cristina e de Barrô e a reabilitação, ordenamento e embelezamento do Cemitério da Mealhada, e o reforço ao apoio às Juntas de Freguesia.

As opções do Executivo de António Jorge Franco priorizam ainda a aposta no setor da Habitação, com Reanimação do Programa de Incentivo à Recuperação do Património Edificado Concelhio |PIRPEC|, com a concessão de apoios técnicos e financeiros, enquanto medida de incentivo à recuperação e reabilitação de edifícios, e na Estratégia Local de Habitação, nomeadamente a aquisição, reparação e beneficiação do parque habitacional para fins sociais.

 

Aposta no ambiente, educação, desporto e área empresarial

No âmbito das políticas de educação e sustentabilidade ambiental, estão previstos investimentos como a Requalificação do Rio Cértima e dos seus afluentes, a aposta na compostagem como estratégia para a gestão e redução dos resíduos depositados em aterro, a dotação de edifícios municipais e via pública com tecnologia LED para aumento de eficiência energética, o Projeto Mealhada + Verde – Valorização, qualificação e criação de espaços verdes, a Criação de um Centro de Interpretação da Natureza – Luso e a Construção do Centro de Recolha Oficial – Canil/Gatil Municipal.

A nível desportivo, juvenil e cultural, preconizam-se intervenções como a requalificação da EB2 da Mealhada, a requalificação do Centro de Estágios de Luso e Estádio Municipal Américo Couto, a recuperação dos Antigos Lavadouros da Póvoa da Mealhada, a Requalificação dos Campos de Ténis de Luso e a Criação de novos campos de Padel, bem como a Criação do espaço museológico no Luso, sem esquecer o apoio às associações do concelho, que merece atualizações anuais de forma a que "não percam poder financeiro".

No domínio empresarial, o Executivo pretende retomar "projetos estruturantes de posicionamento

Estratégico", como a Plataforma logística/rodoferroviária de Pampilhosa e a expansão das Zonas Industriais da Pedrulha e Viadores, já em curso com a revisão do Plano Diretor Municipal.

"Depois de dois anos de muito projeto, o nosso objetivo é que em 2024 possamos ter mais obras no terreno".

"Queremos um município coeso onde é bom viver, com qualidade de vida para os seus cidadãos e onde sejam promovidas sinergias a nível social, cultural e institucional que reforcem a nossa

Identidade. Queremos um território com dinamismo e atratividade empresarial, que prima pela tradição aliando inovação e modernidade e apostamos ainda num destino de excelência sustentável, competitivo, com a valorização dos seus recursos e a qualificação da oferta, dinamizando o tecido económico e o comércio local", conclui António Jorge Franco.

Press - Ficheiro PDF Press Release - 27 novembro 2023





Tags


obras orçamento 



Notícias Relacionadas